Santa Maria de Aguiar

Santa Maria de Aguiar

O  Mui Antigo e Notável Convento de Santa Maria de Aguiar (sec XII) é quase um segredo bem guardado de tão pouco divulgado. A culpa, porém, não é do amigo Varela, seu abnegado guardador, que, qual sereia, chega a cantar “Te Deums” e “Ave Marias” (afinadíssimos) para atrair para dentro do sagrado reduto os viajantes distraídos. Cheguei a vê-lo a tentar fazer parar carros na estrada, para mostrar a maravilha, a euro e meio por cabeça, quase de borla. Ainda bem.
Lá dentro, na sacristia, dois Cristos crucificados, muito castigados pelos elementos no longo tempo em que o convento andou destelhado. Conservam, ainda assim, expressões faciais de fidelíssima e humana resignação, não sei se pela eminência da morte no Calvário, se pelo descaso dos homens que, relapsos, como se não bastasse terem deixado arriar a cobertura da Igreja, não cuidaram de dar recato e agasalho ao seu Salvador.



Aloisio Nogueira

Génio em part.time. Nasceu em 1966 e está moderadamente contente com isso, embora os seus rendimentos sejam ridiculamente baixos. Part-time genius. Born in 1966 and mildly happy about that. Ridiculously small income, though.

Deixe uma resposta